Home Brusque Na coluna Psicologia do Esporte: “Valores Paralímpicos”

Na coluna Psicologia do Esporte: “Valores Paralímpicos”

“Paralimpíadas podem ter terminado, mas isso não significa que seus valores devem ser engavetados e somente retomados em 2024”

por Gustavo Assi
0

Continuando nosso especial sobre os valores olímpicos e paralímpicos, dessa vez abordaremos os quatro valores das paralimpíadas: determinação, coragem, igualdade e inspiração.

Determinação: uma pessoa determinada é aquela que permanece focada em seus objetivos, mesmo quando a situação está difícil. Por outro lado, isso não significa continuar fazendo algo sempre do mesmo jeito, mas também adaptar-se tendo como norte seus objetivos.

Coragem: diferente de uma visão popular, coragem não é a ausência do medo, mas sim nossa capacidade de enfrentar e superar aquilo que nos assusta.

Igualdade: diz respeito às nossas semelhanças enquanto seres humanos, assegurando a imparcialidade, tratamentos iguais para todos, respeitando toda religião, etnia, raça, sexo e idade sem qualquer tipo de discriminação.

Inspiração: é olhar para o outro e maravilhar-se com todo seu esforço, luta e superação, usando seu exemplo para nortear nossas próprias ações.

As Olimpíadas e as Paralimpíadas podem ter terminado, mas isso não significa que seus valores devem ser engavetados e somente retomados em 2024. Podemos absorver esses valores e também torná-los nossos.

Sobre o colunista:

GUSTAVO ASSI

Gustavo Assi é psicólogo formado pela Unifebe e pós-graduado em Neuropsicologia pela Uniara. Atua como psicólogo clínico e, dentre todas as demandas, atende, também, atletas por meio de consultoria em psicologia do esporte e do exercício.COLUNA

Foto: Divulgação