Por Gustavo Assi – Coluna Psicologia do Esporte
É de conhecimento geral que exercício físicos tem um papel importante na nossa saúde física. Mas você sabia que também tem um impacto muito positivo na nossa saúde psicológica? A prática de exercícios físicos vêm sendo um poderoso aliado no tratamento de diversos quadros psiquiátricos e psicológicos, como os transtornos de ansiedade e transtornos afetivos de humor, entrando inclusive em receitas médicas e como tratamento complementar na psicoterapia.
A depressão, por exemplo, apresenta sintomas como fadiga, irritabilidade, humor deprimido, diminuição ou perda de prazer em atividades, perda ou ganho significativo de peso, insônia ou hipersonia, e entre outros sintomas, afetando e sendo afetada por diversos contextos da vida do indivíduo. Diversos estudos buscam relacionar a prática de atividades físicas com a maior produção de neurotransmissores como a endorfina, noradrenalina e serotonina, que são responsáveis por uma sensação de bem estar. Outra hipótese, mais psicológica, é de que os exercícios físicos aumentam o contato do indivíduo com diversas consequências reforçadoras disponibilizados pelo ambiente, resultando muitas vezes em uma melhora da autoestima na medida que desenvolve novas maneiras de interagir com o mundo e consigo mesmo.
Busque tirar um tempo para caminhar, correr ou ainda andar de bicicleta algumas vezes na semana. Com o tempo, você conseguirá ver os impactos que isso terá no seu dia a dia.