O horário de comer antes e depois do treino é extremamente necessário. A importância de saber o motivo, o momento e o que comer/beber antes e durante a atividade esportiva é fundamental ao atleta.
Antes devemos comer/beber para preparar o atleta, hidratá-lo e fornecer a energia necessária para o melhor desempenho da atividade física proposta seja ela treino ou competição.
Durante a atividade o comer/beber deve ter o objetivo de repor as substâncias perdidas com intuito de não haver perda do rendimento esportivo.
Ao terminar a atividade esportiva o objetivo é ajustar o alimento/bebida para uma recuperação ideal e mais rápida possível.
Mas para isso temos algumas regras fisiológicas a serem observadas.
Antes da atividade precisamos ter consciência de que há um tempo para a digestão dos alimentos que vão ser consumidos. Esse tempo varia de acordo com o tipo de alimento.
Alimentos normais, aqueles que comemos no dia a dia, levam de três a quatro horas para serem digeridos e absorvidos. Frutas, cereais sem fibra, iogurtes e gelatina levam duas horas. Já os líquidos smoothie, sucos, bebidas energéticas são digeridos em uma hora. Isto quer dizer que não adianta comer uma feijoada 1 hora antes da atividade física para ter energia suficiente para a atividade física.
Durante a atividade física a reposição de líquido, sais minerais e carboidratos devem ser feitos individualizadamente de acordo com o clima, intensidade e tempo da atividade desenvolvida. Aqui também precisamos respeitar a digestibilidade do alimento a ser consumido. Devemos também ter o cuidado para que a reposição seja feita aos poucos e desde o princípio da atividade. Tentar evitar sentir fome ou sede para daí iniciar a reposição pois se isso ocorrer provavelmente teu rendimento já está prejudicado.
Após a atividade física, nas primeiras duas horas, abre-se uma janela de recuperação tecidual. Período este que se consegue modular a resposta hormonal, frear o nível de cortisol e mediadores inflamatórios além de acelerar a recuperação do glicogênio muscular. Então é neste período que se deve comer, tentando manter uma proporção de 3:1 entre carboidrato e proteína.
Esta recuperação é de suma importância quando se sobrepõe sessões de treino ou jogo. Não é fácil conseguir a recuperação tecidual total quando acontece jogos ou sessões de treino intenso em dias seguidos.
Foto: Divulgação
Especialista em Cirurgia do Joelho em Lyon/França e Médico de Equipe pelo Futbol Club Barcelona, Volnei Corrêa da Silva tem 51 anos e é natural de Ibirubá (RS). Desde 1997 mora em Lages. Atualmente é médico do Leoas da Serra, time de Futsal Feminino de Lages, e também médico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino. Professor do curso de Medicina na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Volnei também atua na CLINITRAUMA Ortopedia e Traumatologia, em Lages.