Coluna Nutrição Funcional e Exercício – Por Ana Flávia Kühn
Muito utilizada no meio esportivo como estimulante, a cafeína é uma substância aliada na performance de atletas e praticantes de atividade física. Pertencente ao grupo das xantinas, é uma substância química de característica oleosa, naturalmente presente no café e em alguns outros alimentos, como a erva-mate, chá verde, guaraná e o cacau. Alguns benefícios incluem a lipólise, que é a quebra da gordura do tecido adiposo, fazendo com que essa fique disponível para fornecer energia, contribuindo para o emagrecimento.
Além disso, atua a nível de sistema nervoso central, melhorando a concentração e o estado de alerta. No exercício o benefício relaciona-se com uma maior tolerância ao esforço, adiando o tempo de fadiga e contribuindo para melhora da performance. Praticantes de todas as modalidades se beneficiam com a utilização desse recurso. A dose recomendada varia em torno de 3-6 mg/kg, podendo ser fracionada ao longo do dia para melhores resultados.
Antes do treino o ideal é consumir a cafeína aproximadamente 30 minutos antes. Não precisa ser cápsula, o bom e velho café preto já fornece uma dose interessante de cafeína. Lembrando que pessoas ansiosas, hipertensas e que apresentem grande sensibilidade à substância não devem ingerir cafeína sem prescrição profissional. Uma avaliação individual é sempre importante para qualquer tipo de suplementação.