Home Colunas Na coluna de Gustavo Assi: “Esporte na adolescência”

Na coluna de Gustavo Assi: “Esporte na adolescência”

Esporte pode surgir como um fator de proteção e desenvolvimento para o adolescente

por Gustavo Assi
0

Que a adolescência é um período de mudanças bruscas e conturbadas, ninguém discorda. É nesse período que o indivíduo passa por modificações no seu círculo social, sua personalidade torna-se mais estruturada, a puberdade bate à porta e os hormônios ficam a todo vapor. Todas essas mudanças na vida perturbam o equilíbrio do organismo. Pior ainda quando o adolescente não possui uma boa estrutura de apoio familiar e nem repertório emocional para lidar com isso tudo que está acontecendo.

É nesse meio que o esporte pode surgir como um fator de proteção e desenvolvimento para o adolescente, pois estimula a socialização, a busca por objetivos, reduz o estresse, favorece o raciocínio positivo, melhora o humor, reforça a autoestima, ajuda a equilibrar a ingestão e gasto de calorias e leva à uma menor disposição a doenças. Muitos projetos esportivos buscam ainda elaborar um código de ética e moral, de modo a nortear os comportamentos do adolescente.

Mas é importante também estar atento aos riscos que podem aparecer. A depender da forma como a prática do exercício é passado ao adolescente, poderá reforçar outros aspectos como a raiva, a ansiedade e uma imagem negativa de si mesmo. Procure conhecer bem o projeto, e o responsável, no qual você quer se matricular.