Home Colunas Período de reflexão

Período de reflexão

Esse fim de ano terá quase as mesmas coisas de sempre. Árvores natalinas, presépios, presentes e comida (temos de ser gratos por esses privilégios, algo que muitos brasileiros não possuem…), mas dessa vez nem todos estarão presentes nas celebrações. Esse

por Gustavo Assi
0

Coluna Psicologia do Esporte e do Exercício – Por Gustavo Assi

??“Então é Natal / E o que você fez?”?? Pois é, chegamos a mais um fim de ano. Um período de reflexão acerca de como foram esses doze meses, em que colocamos na balança nossas ações e em como elas impactaram a nossa vida, e a vida de outros.

Esse fim de ano terá quase as mesmas coisas de sempre. Árvores natalinas, presépios, presentes e comida (temos de ser gratos por esses privilégios, algo que muitos brasileiros não possuem…), mas dessa vez nem todos estarão presentes nas celebrações. Esse ano, como em todos os outros, aconteceram coisas que estavam além do nosso controle, porém algumas delas fugiram completamente das nossas piores expectativas. Não vou dizer aqui aquilo que muito se é comentado: “Esse ano veio para nos trazer lições”. Ou algo assim. Sim, nós podemos aprender com acontecimentos ruins, mas não poderíamos estar mais errados em achar que as coisas que aconteceram vieram para nos mostrar algo, isso seria extremamente egocêntrico e desrespeitoso com as dezenas de milhares de vítimas. Não somos o centro do universo, ele é indiferente à nossa existência. Somos apenas um sopro no tecido do espaço-tempo. 

Mas isso não significa que somos insignificantes na nossa existência. Como diria Skinner, um famoso psicólogo, “Os homens agem sobre o mundo, modificando-no e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação”. Vivemos numa constante relação com o mundo a nossa volta, e conosco mesmo, um entrelaçamento contínuo em que é difícil definir um início e em que ignoramos que terá um fim. 

Aos que não estão mais fisicamente entre nós, ficam as lembranças e a certeza de que continuaram presentes em cada ação nossa, uma vez que nos transformaram a cada em encontro. O que nos resta, é um dia de cada vez. E cultivar e celebrar o amor.

Boas festas e um próspero ano novo.