O árbitro da Federação Catarinense de Basketball, Guilherme Locatelli, 39 anos, vive momento especial na carreira. Natural de Florianópolis, ele está escalado para apitar a disputa pela medalha de ouro nas Olímpiadas de Tóquio. O jogo da final será entre França e Estados Unidos e está marcado para esta sexta-feira (6), às 23h30, no horário de Brasília. Locatelli é o único árbitro brasileiro de basquete masculino nos jogos olímpicos.
Esta é a segunda participação de Locatelli nas Olimpíadas. Ele esteve presente também nos jogos do Rio em 2016. O primeiro jogo que Locatelli comandou nas Olimpíadas foi justamente o confronto entre Estados Unidos e França pela fase preliminar. Em 2019 o catarinense já havia apitado as quartas de final do Mundial entre as duas equipes. Na ocasião os franceses eliminaram os norte-americanos.
Locatelli acompanha parto de trigêmeos por vídeo chamada
Na quarta-feira (04), acompanhou o nascimento dos filhos trigêmeos através de chamada de vídeo. Ana, Eva e Antônio nasceram em Florianópolis. Tudo ocorreu dentro da normalidade tanto para Carolina Locatelli, a mãe que também jogou basquete e os bebês. No mesmo dia o catarinense foi escalado para apitar o jogo entre Eslovênia e França pelas semifinais do torneio olímpico.
A carreira
Guilherme Locatelli começou no basquete como jogador do Clube Doze de Agosto, da capital. Aos 14 anos foi convidado para apitar um torneio infantil e despertou interesse pela nova função nas quadras. Aos 19, definitivamente ingressou na equipe de arbitragem da Federação Catarinense de Basketball.