Tanto para atletas ou times amadores e profissionais, a busca constante pela superação e aumento do desempenho possui um importante papel no direcionamento das atividades propostas. Mas como verificar se o método proposto foi realmente efetivo? Deixar essa resposta apenas à subjetividade da comparação com aquilo que foi observado outras vezes pode não ser o suficiente, e está longe do ideal. Essa questão torna-se mais aguda quando levamos em consideração esportes coletivos, aonde estão presentes diversos atletas treinando ao mesmo tempo. Nesse caso, mais observadores deverão realizar os registros, separando grupos para cada um.
Ao utilizar a ferramenta de registro, por exemplo em um treino de cobrança de pênalti, tanto atleta como treinador poderão ter uma melhor noção do quão efetivo estão sendo os treinos e, em caso de baixo desempenho, poderão alterar a metodologia em tempo. Será ainda mais proveitoso se ocorrer a confecção de gráficos. Nesse exemplo, devem ser registrados tanto os erros como acertos, o tempo entre cada cobrança e o tempo total da atividade. Além do efeito na melhora do desempenho, poderá também ser notado uma melhora na motivação do atleta, uma vez que ele entrará em contato com as consequências do seu comportamento de treinar mais rapidamente.
Na maior parte das vezes, um observador treinado é o ideal. Porém, na falta de um, auxiliares técnicos podem fazer essa atividade de registro.