O Campeonato Municipal de Futsal de Guabiruba já tem os campeões definidos. Fênix e Tor Futsal levantaram o caneco na noite deste sábado (3) após vencerem D&S e GDR Futsal, respectivamente. Com a casa cheia, o ginásio João Scheffer foi tomado pela torcida que fez muita festa e prestigiou os campeões de 2022.
Os jogos
Na primeira final da noite, as equipes D&S e Fênix abriram os trabalhos da grande final feminina. Em um primeiro tempo acirrado, o primeiro gol saiu com dois minutos de partida. Em cobrança de escanteio pela esquerda, Duda mandou direto para o gol e deixou Fênix na frente. Fênix 1 a 0.
Com o jogo acirrado, as tentativas de chegar ao gol aconteciam minuto a minuto. Na busca pelo empate, a D&S foi pressionando as adversárias e criando diversas chances claras de contra-ataque.
E foi assim do início ao fim do primeiro tempo, até que faltando apenas 24 segundos para o término da etapa inicial, Sammy emendou o chute, mas a bola bateu na mão de outra jogadora da equipe que estava caída na frente do gol e o gol foi anulado.
O empate veio apenas no segundo tempo, com dois minutos e meio de partida. Após boa defesa, a goleira da D&S lançou a bola na área. Lá dentro estava Samara, que girou e chutou para deixar tudo igual: 1 a 1.
Mas o Fênix voltou a ficar à frente com Leila. Ela enganou a marcação e ampliou o marcador: 2 a 1. Já o terceiro gol quase aconteceu em uma cobrança de falta depois do meio de quadra. Jéssica chutou e a bola bateu no travessão. Faltando menos de dois minutos para o fim, o empate aconteceu. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Yara que só empurrou para o gol e deixou tudo igual: 2 a 2.
Porém, menos de 30 segundo depois, a bola foi roubada e o time do Fênix voltou a ficar à frente do placar. O time campeão ainda marcou outros dois gols na partida, o último de Jéssica, que chutou rasteiro e selou a vitória por 5 a 2.
Segundo o técnico Jeferson de Souza, a união fez a diferença para que o resultado fosse conquistado na noite deste sábado. “A nossa preparação foi muito conturbada, pois sabemos o quão difícil é conciliar o horário para todas e fechar o elenco. Porém, em 2022 tivemos uma de nossas atletas diagnosticadas com câncer e isso fez com que o grupo abraçasse essa ideia, acolhessem a causa e tivéssemos esse resultado de hoje”, disse.
Souza também destacou a importância e força que o time recebeu da torcida que já acompanha a equipe há muitos anos. “A torcida é muito parceira de todo mundo. E quando chegamos na final, o pessoal abraçou a nossa torcida. E essa união, dentro e fora de quadra, foi fundamental para que conseguíssemos conquistar o título”, enfatizou o treinador.
Final masculina
Assim como na final feminina, no naipe masculino a disputa foi ainda mais quente. Com menos de 10 segundos de partida, no primeiro ataque do jogo, a equipe do Tor Futsal já balançou as redes. O segundo gol não demorou e com 4 minutos o time já vencia por 2 a 0. A equipe seguiu mandando na partida e ainda no segundo tempo fez outros quatro gols: 6 a 0 e título encaminhado para o Tor.
Na etapa final, o GDR pressionou o adversário. Porém, o goleiro Wagão fez um paredão e evitou diversos gols. Com isso, o primeiro gol do GDR aconteceu somente aos 9 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta. O time ainda chegou a fazer mais um a 4 minutos do fim. Mas a noite era mesmo do Tor, que ainda dilatou a vantagem e comemorou o título com vitória por 7 a 2.
Para o técnico Fagner Travasso, a equipe estava preparada para a competição e conseguiu alcançar o que o time havia proposto dentro dos treinamentos. “Com muita dedicação e humildade, nós chegamos na final e conquistamos o primeiro lugar. Conseguimos abrir um bom placar no primeiro tempo e depois só mantivemos a posse de bola para segurar o marcador e sair vitoriosos”, disse.
De acordo com a secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba, Márcia Hoschprung Watanabe, a competição em 2022, assim como nos demais anos, foi um sucesso. Ela destaca que a participação dos times no campeonato, junto a parceria da torcida, foi o que fez o Campeonato Municipal de Futsal de Guabiruba acontecer.
“Acredito que esses dois anos parados trouxe todo o pessoal para o campeonato, que são os jogadores e a própria torcida que estava nessa ânsia de poder assistir novamente, vir torcer com as famílias. Aos jogadores eu só tenho gratidão. Elas vêm pra quadra para jogar futsal e fizeram bonito”, relatou.
Resultado final
1° lugar: Fênix Futsal Feminino
2° lugar: D&S Futsal Feminino
3° lugar: Boos Futsal Feminino
1° lugar: Tor Futsal
2° lugar: GDR Futsal
3° lugar: Atlético Guabirubense
Jogadores destaque feminino
Artilharia: Eduarda Schweigert (Fênix)
Destaque: Eduarda Schweigert (Fênix)
Disciplina: PBS, Aliadas Futsal e Zuup NT
Goleira menos vazada: Suzana Santos e Lizete Lehman (Fênix)
Jogadores destaque masculino
Artilharia: Gustavo Tormena (Tor)
Destaque: Igor Gabriel Carminatti (GDR)
Disciplina: Aymoré Futsal
Goleiro menos vazado: Jelson Debatin (Atlético Guabirubense)