Home ColunasAndreia Borssatto Na coluna de Andreia Borssatto, conheça os significados dos símbolos olímpicos

Na coluna de Andreia Borssatto, conheça os significados dos símbolos olímpicos

Há exatos 90 dias do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, vamos falar sobre os significados dos símbolos olímpicos

por Andreia Borssatto
0

Coluna Fatos e Curiosidades do Esporte – Por: Andreia Borssatto

Os símbolos olímpicos refletem a filosofia do Olimpismo (Movimento Olímpico). Esta filosofia foi herdada dos Jogos Olímpicos da antiguidade que vislumbrava o esporte como um instrumento para promover a paz e a união entre os povos, e o respeito às regras e aos adversários. Seu principal objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor onde os sentimentos de amizade, compreensão, igualdade, solidariedade e senso de justiça são considerados essenciais na luta contra a discriminação, e estão presentes nas práticas esportivas. A linda combinação entre esporte, cultura e ambiente faz do Olimpismo uma filosofia de vida onde as práticas desses valores ultrapassam fronteiras e arenas esportivas influenciam positivamente na vida de todos.

São oito os símbolos olímpicos:

Lema Olímpico

O lema “Citius, Altius, Fortius” é a expressão em grego que resume a postura que os atletas devem assumir para alcançar os seus objetivos, tendo a essência na superação de limites. A frase significa “o mais rápido, o mais alto, o mais forte”.

Aros Olímpicos

Os Aros Olímpicos são a marca do Comitê Olímpico Internacional (COI). Os cinco aros interligados sobre um fundo branco, nas cores azul, amarela, preta, verde e vermelha, representam a união dos cinco continentes e o respeito à diversidade de todas as nações. As cores utilizadas foram escolhidas devido à frequência com que aparecem nas bandeiras das diversas nações. O azul representa a Europa, o amarelo representa a Ásia, o preto representa a África, o verde representa a Oceania e o vermelho representa as Américas. Os anéis apresentam-se entrelaçados para representar valores como o universalismo e o humanismo.

Aros Olímpicos

Bandeira Olímpica

Este símbolo é considerado a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos. De cor branca, com os aros olímpicos estampados, a bandeira Olímpica é hasteada em todas as cerimônias oficiais dos jogos e, como uma expressão simbólica, ao final de cada edição do evento, ela é passada para a próxima cidade-sede.

Bandeira Olímpica

Tocha Olímpica

A tocha é o elo entre os jogos realizados na Grécia Antiga e os disputados na Era Moderna. A chama sagrada, tida como elemento purificador, anuncia o início dos Jogos e convida o mundo inteiro a celebrá-los em paz. A Tocha Olímpica é transportada por atletas e cidadãos comuns até o local da cerimônia de abertura. A chama anuncia a próxima celebração dos Jogos Olímpicos e carrega uma mensagem de paz e amizade. Na cerimônia de abertura, a chama acende a Pira Olímpica, que permanece acesa durante toda a competição e é apagada ao final da cerimônia de encerramento.

Tocha Olímpica Jogos de Tokio 2021 Foto: Divulgação/COI

Hino Olímpico

O Hino Olímpico foi composto em 1896 pelo compositor grego Spirou Samara, com letra do músico grego Cositis Palamas, e adotado pelo COI em 1958. O hino é executado quando a bandeira Olímpica é hasteada em todas as cerimônias oficiais.

Hino Olimpico

Juramento

O juramento é o compromisso pronunciado em público por um atleta e por um árbitro, ambos anfitriões. O texto do atleta fala sobre respeito às normas e às regras dos Jogos, espírito esportivo, combate ao uso de doping e glória ao esporte; o texto do árbitro fala sobre imparcialidade, respeito e espírito esportivo. No momento de proferir o juramento representando todos os participantes do evento nos dois seguimentos, eles seguram uma das pontas da bandeira Olímpica em sina de total respeito e verdade.

Victor Boin, o atleta do primeiro juramento olímpico na Antuérpia, 1920 Foto: Divulgação/COI

 Mascotes

As mascotes representam a festa que são os Jogos Olímpicos. Elas são embaixadoras da alegria e mensageiras da amizade, representando elementos simbólicos do país ou da cidade-sede dos Jogos.

Mascotes Miraitowa e Someity, Jogos Olímpicos de Tokio 2021 Foto: Divulgação/Tokio 2020

Premiação

A coroa de louros, premiação entregue aos atletas vencedores dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, foi substituída por medalhas. Atualmente a medalha olímpica é entregue aos três melhores colocados (ouro, prata e bronze), tanto para modalidades individuais quanto para as modalidades coletivas. Além dessa premiação classificatória, todos os atletas e oficiais que participam dos Jogos Olímpicos recebem uma medalha de participação oferecida pelo Comitê Organizador da competição.

Medalhas Olímpicas Rio 2016 Foto: Agência Brasil

Sobre a colunista

Andreia Munalli Pereira Borssatto têm 43 anos e é natural de Rio Negro PR. É Formada em Educação Física pela UFSC e Profissional de Educação Física há 22 anos. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Educação Física da Uniplac e Mestranda do programa Ambiente e Saúde da Uniplac. Ela escreve em EsporteSC sempre aos sábados.