Home Colunas Na coluna de Wiliam Todt: “Diminua o índice de lesões pelo treinamento de força”

Na coluna de Wiliam Todt: “Diminua o índice de lesões pelo treinamento de força”

Preparador físico comenta benefícios do trabalho de força para atletas profissionais e amadores

por Wiliam Todt
0

Ao apontar o treinamento físico como um meio de performance e tratamento de lesões, também é possível destacar a importância do treinamento de força para evitar possíveis lesões causadas pela baixa capacidade de gerar tensão específica no esporte.

Neste momento, quero me referir aos extremos, atletas de alto nível e amadores. Embora ambos necessitam utilizar da capacidade de força, por vezes é negligenciada essa aplicabilidade pelo público amador. Geralmente, este grupo de atletas não possui tempo integral para se dedicar ao esporte, possuem outro trabalho paralelo ou apenas praticam por lazer, o que impede de enxergar a necessidade da aplicação específica do esporte.

Se referindo aos atletas de alto nível, podemos perceber que há um planejamento na preparação a nível neuromuscular a partir das competições e calendário, e quando menciono a capacidade de força, não necessariamente deve ser com grandes cargas. E sim, de forma específica, treinar conforme se joga/compete.

Nesta coluna, menciono apenas o treinamento de força como meio de diminuição no índice de lesões gerais, mas existem outras condições de abordagem que somam para complementar o tema. De forma simples, resumiria que, a musculatura, dependendo do estímulo aplicado, pelas variáveis de volume, intensidade, pausa, velocidade e tipo de contração muscular, responderão de forma específica. Sendo assim, aproximamos o atleta, das condições ideais para diminuir o índice de lesões.

Sobre o colunista

Wiliam Todt é proprietário da Academia WT Energy, em Brusque e referência em preparação física na cidade.