Quase quatro horas de remadas no rio Itajaí Mirim embaixo de chuva, cerca de 15 quilômetros percorridos e aproximadamente 2,5 toneladas de lixo recolhidas. Assim foi a quinta edição da Descida do Rio, realizada no domingo (19). Participaram mais de 20 pessoas em botes da Defesa Civil, além de outros com embarcação própria, como stand up paddle e caiaque.
O percurso iniciou no bairro Cristalina, onde o nível ?do ?rio é baixo e possui algumas áreas com maior correnteza. Neste trecho o rio também é mais limpo. Conforme o comboio seguia em direção ao Centro, o número de objetos descartados encontrados era maior. Pneus, brinquedos, calçados, garrafas, latas, plástico, tudo isso pode ser visto nas margens do rio. Em alguns lugares o mau cheiro também é perceptível.
No meio do trajeto uma equipe da Secretaria de Obras recolheu o lixo em uma caçamba para que os barcos fossem esvaziados. Ao fim do percurso, no bairro Jardim Maluche, foram recolhidos os demais objetos encontrados, o que resultou em 2,5 toneladas de material descartado de forma irregular. Além disso, em alguns pontos servidores do Samae fizeram coleta de água para análise.
O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, ressalta que hoje há locais específicos para o descarte de materiais. “No trecho mais distante da cidade o rio e as margens estavam mais limpos, porém as pessoas ainda insistem em jogar coisas no rio. Talvez se todos fizessem esta descida, poderiam ver o rio com outros olhos e teriam uma consciência maior”.
Para o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Cugiki, a avaliação final foi positiva. “Algumas pessoas desistiram devido à chuva, mas o grupo conseguiu cumprir o que queríamos, aproveitar o rio e limpar o local”, finaliza.
A 5ª Descida do Rio foi realizada pela Defesa Civil de Brusque e Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema) em parceria com o Samae, Secretaria de Trânsito e Mobilidade, Educação, Obras, Saúde, Sesc, Zen S/A, Associação do Surf de Brusque, Casa de Aventuras, Sushi do Edu e Associação de Canoagem.
Fotos: Clarissa Santos/Prefeitura de Brusque